Cristina Tavares

Cristina de Sousa Azevedo Tavares nasceu em Lisboa em 1956. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1980). Mestre em História de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1984) e doutorada em História de Arte Contemporânea na mesma Universidade (2000).
De 1978 a 1984 exerceu as funções de Professora Provisória do 10º Grupo B/Filosofia, no Ensino Secundário. Desde 1984 é docente na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa integrada na área de Ciências da Arte e do Património, lecionando estética, história da arte contemporânea, teoria da critica de arte, temas de arte contemporânea e estudos curatoriais nas licenciaturas e mestrados, e tendo sob sua orientação dissertações de mestrado e de doutoramento, assim como de investigação de pós-doutoramento.
Na FBAUL é Professora Associada (2005) e exerceu as funções de Presidente do Conselho Diretivo, de Vice-presidente do Conselho Científico, e é atualmente Presidente do Conselho Pedagógico em segundo mandato.
Investigadora integrada do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), tem lecionou alguns módulos na unidade curricular “Ciência e Arte”(minor de História e Filosofia das Ciências e também FCSE, disciplina opcional de formação cultural, social e ética). Actualmente integra o corpo docente e a comissão directiva do Programa Doutoral FCT:” Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade”. Membro da Comissão Coordenadora e Conselho Científico do CFCUL; Head do grupo de investigação Ciência e Arte. Colaboradora do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA) da FBAUL/ Instituto Francisco de Holanda.
Académico correspondente da Academia Nacional de Belas Artes e sócia efectiva da SNBA.Tem lecionado no Curso de Formação Artística da SNBA; Integra o Conselho Consultivo do Núcleo de Arte Contemporânea de Tomar e o grupo de Conselheiros da Fundação Armazém das Artes (Alcobaça).
Exerce atividades diversas nas áreas da história e teoria da arte, critica da arte e curadoria.
Selecção de Publicações:
. A Sociedade Nacional de Belas-Artes: um século de história e de arte, Ed. Projeto, Núcleo de Desenvolvimento Cultural de Vila Nova de Cerveira, Fundação Bienal de Vila Nova de Cerveira, Vila Franca de Xira, 2006.
. O desenho do corpo e do gesto na Colecção da Sociedade Nacional de Belas-Artes, in Cristina Azevedo Tavares et al., Representações do Corpo na Ciência e na Arte, Lisboa: Fim de Século/ CFCUL, 2012.
.Fernando de Azevedo e o acto Poético, in catálogo da exposição “Razões Imprevistas. Retrospectiva de Fernando de Azevedo, F.C.G./CAM 18 de Abril a 7 de Julho, Lisboa, Ed. F.C.G./C.A.M., 2013.
. José Augusto / Maria Gabriel: uma vida ao encontro da pintura. Obras de 1950 a 2013. Desenho. Gravura. Pintura e objectos, in catálogo da exposição de José Augusto e Maria Gabriel, Vila Franca de Xira: ed. Museu Municipal de Vila Franca de Xira, 2014.(curadoria de Cristina Azevedo Tavares)
. "Contributions for the history of the dialogue between art and science in contemporary art" ,International Conference in the 21st Century – Challenges and Tasks, 4-6 December’13, FCUL, 4 de Dezembro, 2013.
. "O gosto e a modernidade: transversalidade da cultura artística em Portugal na transição do final do séc. XIX ao séc. XX.",in Imagem e modernidade em campo expandido", Colóquio Internacional, Colégio das Artes, Universidade de Coimbra, 17/6/ 2013.
. "Criatividade e imaginação no domínio da estética e sua articulação com a prática artística", in International Colloquiun creative processes in art, FBAUL/ 12/9/2013., disponível em www.fba.ul.pt/wp-content/.../P_2014_CREATIVEPROCESSESINART.pdf
. "A obra de arte total: repensar a operacionalidade desta concepção nas margens da arte e da ciência.", in Encontro internacional sobre a obra de arte total. Um conceito para todos os tempos e lugares", FBAUL, 14 de Março, 2014.
. "Duas narrativa para o meu país nos painéis de Almada Negreiros", in Encontro internacional" Do quadro na narração à pintura narrativa/Du tableau dans le récit à la peinture narrative", Casa das Estórias, Cascais, Fevereiro de 2015 (18 de Fevereiro).
Comunicação
O 25 de Abril e as datas marcantes nas artes plásticas na década de setenta.
Resumo
O 25 de Abril e as datas marcantes nas artes plásticas na década de setenta.
1974: As artes plásticas como veículo da critica e a invasão do espaço urbano. As intervenções do Grupo Puzzle e Acre no Porto e em Lisboa . Os graffiti como factor ideológico. O apoio aos Capitães de Abril e o Painel do 10 de Junho.
1975: Vieira da Silva e os cartazes ao 25 de Abril.
1977: A Exposição Alternativa Zero organizada por Ernesto de Sousa: um balão de ensaio para o futuro.
<< Voltar