Paulo Loução

Paulo Loução

Nasceu em 1964, na cidade de Lisboa. Nos seus estudos distinguiu-se na área da Matemática, mas o seu vivo interesse pelas Ciências Sociais e Humanas, levou-o a aprofundar a sua formação nos domínios da Filosofia Clássica, Simbologia, Antropologia da Religião e Filosofia da História.


É professor na Escola de Filosofia da Associação Cultural da Nova Acrópole.

No âmbito da direcção editorial trabalha há 15 anos como editor, sendo nos últimos oito anos o director de conteúdos da editora Ésquilo.

Como autor tem uma dezena de obras publicadas, entre as quais se destacam Os Templários na Formação de Portugal (12 edições) e Portugal – Terra de Mistérios (8 edições), ambas publicadas pela Ésquilo e pelo Círculo de Leitores.

Coordena com o historiador Miguel Sanches de Baêna a obra colectiva «Grande Enigmas da História de Portugal».

É investigador do Instituto Internacional de Antropologia Hermes liderado pelo antropólogo Fernand Schwarz e o Coordenador do Círculo de Estudos de Matemática e Geometria Sagradas «Lima de Freitas».

Como filósofo, tem-se interessado pela área do estudo da consciência e, assim, foi o autor do projecto e co-autor do livro Experiências de Quase-Morte – Relatos Verídicos (4 edições).

Na área do Turismo Cultural foi publicada a sua obra Lugares Inesquecíveis de Portugal com a chancela da editora Eranos.

Na área do trabalho de campo em antropologia, realizou o Estudo Identitário das Aldeias de Montanha da Serra da Estrela (que deu origem ao livro A Magia das Aldeias de Montanha), a convite do Município de Seia e, neste momento, está a realizar um Estudo sobre a cultura da Ilha do Príncipe no golfo da Guiné.

 

<< Voltar