Carlos Fiolhais
Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorou-se em Física Teórica em Frankfurt/Main, Alemanha, em 1982. É Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor nos Estados Unidos e no Brasil.
É autor de 140 artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com mais de 10000 citações, o artigo mais citado com um autor numa instituição nacional) e de mais de 450 artigos pedagógicos e de divulgação. Publicou 44 livros, entre os quais os “best-sellers” Física Divertida, Nova Física Divertida, Breve História da Ciência em Portugal, e os mais recentes Darwin aos Tiros e outras Histórias de Ciência e Pipocas com Telemóvel e outras Histórias de Falsa Ciência (os dois últimos com David Marçal), na Gradiva; Ciência em Portugal, ensaio na Fundação Francisco Manuel dos Santos; série de livros de ciência infantil Ciência a Brincar, na Bizâncio (em co-autoria); numerosos manuais escolares na Texto Editores (em co-autoria); manual universitário Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio, na Gulbenkian (em co-autoria); etc. Os dois primeiros tiveram edições internacionais na Espanha, Itália e Brasil, assim como alguns livros da série Ciência a Brincar. Os seus dois últimos livros são História da Ciência em Portugal (Arranha-Céus) e Biblioteca Joanina (Imprensa da Universidade) (este com Paulo Mendes). Foi ainda autor de 18 capítulos de livros e de 24 prefácios, editor de 5 livros científicos em edição internacional e tradutor de 8.
Os seus interesses científicos centram-se na Física Computacional da Matéria Condensada e na História das Ciências. Foi fundador e director do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde procedeu à instalação do maior computador português para cálculo científico. Tem coordenado vários projectos de investigação e supervisionado vários estudantes de mestrado e doutoramento. Participou em numerosas conferências e colóquios promovendo a ciência e a cultura científica. Criou e dirige o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
Dirigiu a revista "Gazeta de Física" da Sociedade Portuguesa de Física e é membro de comissões das revistas de Física internacionais (presidiu em 2011 ao Conselho Científico do European Physics Journal). Foi Director do Centro de Informática da Universidade de Coimbra – CIUC e Presidente do Conselho de Investigação do Instituto Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. É colaborador dos jornais Público, As Artes entre as Letras e Jornal de Letras. Foi consultor dos programas Megaciência e ABCiência para a SIC e RTP e do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra. Foi Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde concretizou vários projectos relativos ao livro e à cultura, e do Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra, onde criou os repositórios digitais Estudo Geral e Almamater. É co-fundador da empresa Coimbra Genomics. É corresponsável pelo blogue De Rerum Natura.
Ganhou vários prémios e distinções: em 1994 o Prémio União Latina de tradução científica, em 2005 o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência atribuído pela SIC; em 2005 a Ordem do Infante D. Henrique; e em 2006 os Prémios Inovação do Forum III Milénio e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora; e em 2012 o prémio BBVA para o melhor artigo pedagógico na área da Física no espaço ibero-americano.
É o responsável pelos programas de Educação e de Ciência e Inovação da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
<< Voltar