Maria José Azevedo Santos

Maria José Azevedo Santos

Maria José Azevedo Santos é professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, cidade onde nasceu e reside.

Obteve o grau de licenciatura em História, em 1975, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a classificação de dezasseis valores. No ano seguinte, nesta mesma escola, inicia a sua carreira universitária. Em 1989, doutorou-se em História da Idade Média com a obra Da visigótica à carolina – a Escrita em Portugal de 882 a 1172 (Aspectos técnicos e culturais), considerada a primeira obra apresentada e editada em Portugal (em 1994) sobre Paleografia e Diplomática latinas na Alta Idade Média. Foram seus mestres os Professores Avelino de Jesus da Costa e D. Manuel Díaz y Díaz. Tem dedicado boa parte da sua investigação e magistério à Paleografia, Diplomática e Codicologia portuguesas medievais e modernas.

É autora de largas dezenas de artigos e livros que deram um significativo impulso, pelo pioneirismo de alguns temas, a ciências tradicionalmente pouco investigadas. Proferiu, até hoje, cerca de duas centenas de conferências em distintas instituições da Europa, África e América (Brasil). É frequentemente convidada, pelas mais prestigiadas universidades, para dirigir cursos breves e participar em júris de provas académicas, fazer conferências plenárias.

De 2003 a 2011, desempenhou, com marcas de inovação e dinamismo, o alto cargo de Directora do Arquivo da Universidade de Coimbra (a única mulher, desde 1900, nesta função). Criou o Prémio “A arte de ler” destinado a promover a investigação histórica, com recurso a fontes paleográficas, foi ainda responsável, entre outros, pelos projectos: Digitalizar para divulgar e preservar o conhecimento. Digitalização de livros notariais e paroquiais do século XV a XX, Causas da corrosão e metodologia de conservação de selos de chumbo pendentes de pergaminhos do AUC (séculos XII-XVIII) e “Diversidade fúngica em documentos históricos”. Identificação molecular e implementação de estratégias de controlo para a preservação do património arquivístico.

De 2005 a 2012 pertenceu à Comissão Científica da Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial.

É investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra. Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais, Académica de Número da Academia Portuguesa de História, Académica de Número do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e membro eleito do Comité Internacional de Paléographie Latine.

É ainda:

– Membro da Rede de Excelência do Institut Européen d’Histoire
de l’Alimentation;

– Fundadora e coordenadora científica do 1º Curso de Mestrado em
Alimentação. Fontes. Cultura e Sociedade (único a funcionar nas
Universidades Portuguesas) (2008-2009), onde tem mantido sempre
funções de docência.

No âmbito da produção escrita na área da História da Alimentação destacam-se:

– “O peixe e a fruta na alimentação da corte de D. Afonso V – breves
notas”, sep. da revista Brigantia, II – 3, Bragança, 1983, pp. 307-
343;

– “O mais antigo livro de cozinha português – receitas e sabores”,
sep. da Revista Portuguesa de História, vol. XXVII, Coimbra, 1993, pp.
63- 101:

– A alimentação em Portugal na Idade Média. Fontes. Cultura.
Sociedade, Inatel, Coimbra, 1997;

– “A mesa em tempos medievais. Teorias e práticas”, Actas do 4.º
Encontro de Química dos Alimentos (1 a 4 de Julho de 1999), Fac. de
Farmácia – Univ. de Coimbra, [2001], pp. 1-5;

– Jantar e cear na corte de D. João III, eds. Centro de História da
Sociedade e da Cultura e Câmara Municipal de Vila do Conde, Vila do
Conde, Coimbra, 2002;

– “O azeite e a vida do homem medieval”, in Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor José Amadeu Coelho Dias, vol. II, Porto, Faculdade de
Letras, 2006, pp. 139-157;

– “A escrita serve à mesa. Um valioso livro da ucharia da casa d'el
Rei D. João III”, in Actas do VI Congresso Galiza – Norte de Portugal:
Saberes e Sabores, ed. Delegação Regional da Cultura do Norte, 2006,
p
p. 23-65. 

 

<< Voltar