Maria de Lurdes Craveiro
Maria de Lurdes Craveiro é doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e docente, desde 1988, no Instituto de História da Arte desta Faculdade, onde é diretora da Secção de Artes do Departamento de História, Arqueologia e Artes.
Desempenhou funções de Técnica Superior no Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra (1985-1988).
É a investigadora principal do grupo “Estudos multidisciplinares em Arte”, integrado em Julho de 2007 no Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, Unidade de I&D-281, da Fundação da Ciência e Tecnologia.
Em colaboração com vários organismos tem tido uma ação destacada na defesa, conservação e divulgação do património arquitectónico. Salienta-se a sua integração em projetos de reabilitação de conjuntos edificados como o colégio da Trindade (Coimbra), o mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra) ou o mosteiro de Grijó. Com a Câmara de Coimbra estabeleceu o apoio científico às obras no Pátio da Inquisição e com o IGESPAR o acompanhamento científico às obras no mosteiro de Santa Cruz, na Sé Velha ou na Sé Nova.
As dezenas de trabalhos científicos publicados em Portugal, Espanha, Bélgica e Brasil, abrangem os domínios da pintura, da escultura e da arquitetura desde os finais da Idade Média ao período neoclássico.
<< Voltar